Educar jovens neste século XXI requer muito mais do que fornecer conhecimento acadêmico qualificado. É necessário estudantes – inquietos, curiosos, criativos e protagonistas – que saibam mobilizar produtivamente conhecimentos para resolver problemas complexos.
Que competências acadêmicas e socioemocionais serão exigidas dos jovens que finalizam o Ensino Básico? Que projeto de vida fará sentido para eles e para a sociedade? Que mundo esses alunos e alunas deverão construir para si mesmos(as) e para os outros? É no Ensino Médio que o nosso trabalho com a construção de autonomia moral e intelectual atinge sua plenitude e adquire sentido de forma mais concreta e consciente.
Sabemos que os adolescentes não são iguais e, por isso, buscamos construir neles tipos de protagonismos que dialoguem com seus perfis, desejos e projetos futuros de vida. Apesar de não perder nosso olhar individualizado, desenvolvemos em nossos adolescentes competências essenciais como a persistência, a responsabilidade sobre as ações, a extroversão, a cooperação e a abertura a novas experiências.
Em 2021, no contexto do chamado Novo Ensino Médio, nosso modelo de personalização de ensino se aperfeiçoou, e transformamos mais radicalmente nosso currículo. Desse modo, além de componentes obrigatórios do chamado núcleo comum – Língua Portuguesa, Matemática, História, Filosofia, Biologia, Física etc. -, nossos(as) estudantes escolhem componentes dentro de um núcleo flexível, em diálogo com seus projetos de vida, com áreas acadêmicas de interesse e com o percurso profissional que pretendem seguir ou investigar.
Itinerário Formativo
Os itinerários formativos pelos quais os(as) estudantes optam são Matemática e suas Tecnologias; Tecnologia, Ciências e Humanidades – e contam com um conjunto de componentes curriculares eletivos que os alunos e alunas podem escolher depois de entrar em contato com seus(suas) professores(as) e com os conteúdos, objetivos e formas de avaliação dos cursos.
Conheça as áreas que compõem o núcleo flexível:
Matemática e suas Tecnologias
Investiga os fenômenos da natureza em suas complexidades, utilizando a linguagem matemática, científica e analítica. Astronomia, Física, Finanças, Programação e Desenho Geométrico são alguns dos temas das eletivas desta área do conhecimento.
Tecnologia, Ciência e Humanidades
Investiga e capacita quanto aos aspectos da tecnolgia, da ciência e das humanidades, a partir de componentes como Internet das coisas, biotecnologia, Tecnologia e meio ambiente, química forense dentre outros.
Os estudantes do Ensino Médio cursam, ainda, um componente chamado Projeto de Vida, ligada a carreiras e ao desenvolvimento humano global.
Projeto de Vida
Nesse componente, os(as) estudantes constroem um repertório de habilidades e competências socioemocionais capaz de abrir caminho para o desenho de um projeto de vida pautado em seu autoconhecimento e nas relações com o outro, reconhecendo-se como protagonistas de suas próprias histórias e da transformação social que desejam empreender.
Esse componente curricular fornece aos alunos e alunas momentos para vivenciar escolhas e perspectivas de construção do próprio projeto de vida de forma ampliada, com ações que extrapolam a sala de aula.